Sobre Nós

O OUT to IN pretende promover as competências sócio-emocionais das crianças através de uma abordagem corpo-mente, que valoriza a motricidade lúdica e expressiva em relação, bem como as potencialidades pedagógicas do espaço exterior do jardim de infância.

O OUT to IN envolve a formação  do/as educadores/as e o desenvolvimento de sessões de psicomotricidade no espaço exterior do jardim de infância. 

A segurança e a liberdade proporcionadas pelo contexto exterior, lúdico e ativo, permitem à criança viajar com liberdade de fora (OUT) para (to) dentro (IN), e de dentro para fora, num processo contínuo de construção pessoal e social, em que o adulto é um facilitador atento, disponível e conhecedor do desenvolvimento da criança.

O OUT to IN, co-financiado pelas Academias do Conhecimento Gulbenkian e pela Universidade de Évora, compreende uma abordagem corpo-mente distinta com o objetivo de promover as competências sócio-emocionais e motora de crianças de idade pré-escolar.

O OUT to IN compreende dois programas de intervenção: um focado nas crianças e outro focado nos/as educadores/as.

O programa para as crianças integra sessões de psicomotricidade, envolvendo atividades de jogo de exercício, de relaxação lúdica e de simbolização, implementadas no espaço exterior do jardim de infância por um/a psicomotricista. As sessões contemplam uma progressão das habilidades solicitadas ao longo do programa e envolvem sempre uma parceria pedagógica entre o/a psicomotricista e o/a educador/a da sala.

O programa para para os/as educadores/as contempla 27 horas de formação focada nos princípios subjacentes ao OUT to IN (nomeadamente, a importância do desenvolvimento motor e sócio-emocional, o valor educativo e as potencialidades pedagógicas do espaço exterior, as potencialidades das abordagens corpo-mente e expressivas para o desenvolvimento e a aprendizagem, entre outros) e a participação em 20 sessões de relaxação.

Resultados

O OUT to IN começou a ser implementado no ano letivo de 2020/2021, em dois jardins de infância de Évora, e os resultados preliminares revelam a sua eficácia ao nível das competências motora e sócio-emocionais das crianças que nele participaram. Por outro lado, as educadoras reconheceram a sua mais valia quer ao nível dos comportamentos e das competências das crianças, quer nas suas competências pessoais e profissionais. No presente ano letivo está a ser implementado em três jardins de infância de Évora. Brevemente serão publicados os resultados do primeiro ano de implementação.

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou, em maio de 2018, as Academias do Conhecimento, num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. 

Coube às Academias o desafio de promover atividades de âmbito artístico, científico, comunitário, cultural ou desportivo, em áreas tão díspares quanto a educação, a saúde, questões sociais ou tecnológicas, para desenvolverem, nas crianças e jovens com menos de 25 anos, competências como o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, a criatividade, a capacidade de resolver problemas complexos, a adaptabilidade ou a autorregulação. Todas as Academias puderam contar com o apoio técnico, financeiro e a mentoria da Fundação Calouste Gulbenkian.

atividades para crianças

OUT to IN

Atividade

01

Jogo de Exercícios

Atividade

02

Relaxação Lúdica

Atividade

03

Simbolização