Equipa
Guida Veiga
Psicomotricista, doutorada em Motricidade Humana (FMH-UL), na especialidade de Comportamento Motor, iniciou a sua atividade docente na Universidade de Évora em 2009.
Professora Auxiliar no Departamento de Desporto e Saúde, onde leciona diversas Unidades Curriculares, como “Intervenções de Mediação Corporal” e “Métodos de Relaxação”. Tem-se dedicado a investigar a relação entre o corpo e as emoções, nomeadamente o papel que o jogo e outras abordagens de mediação corporal (como a relaxação) podem ter no desenvolvimento motor e sócio-emocional, na saúde e no bem-estar.
A investigação realizada e o interesse pelas potencialidades do espaço exterior, motivaram o desenvolvimento do programa OUT to IN.
Clarinda Pomar
Professora no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UÉ).
Licenciada em Educação Física e Desporto (FMH-UL), Mestre em Ciências da Educação-Metodologia da Educação Física (FMH-UL) e Doutora em Ciências da Educação (UÉvora). Desde 1994, ano em que iniciou a atividade docente na Universidade de Évora, que tem estado sempre ligada à formação de educadores/as de infância, professores/as de 1.º ciclo e professores/as de Educação Física. As suas áreas principais de investigação relacionam-se com as as questões de género em contexto escolar e o ensino da Educação Física, em particular na educação básica.
Daniela Guerreiro
Psicomotricista e mestre em Psicomotricidade pela Universidade de Évora.
Trabalhou como psicomotricista com crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis e com pessoas idosas. No âmbito da dissertação de mestrado desenvolveu e implementou um programa de relaxação psicomotora para mulheres sobreviventes de cancro da mama.
Como bolseira do OUT TO IN, está presente nas escolas parceiras a avaliar e a implementar o programa quer com as crianças, quer com as educadoras.
Assunção Folque
Doutorada em Educação pelo Institute of Education, University of London (2008).
Foi Educadora de Infância (1981-1993) e atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UÉ) no qual coordena o tema Formação e Desenvolvimento Profissional.
Áreas de investigação: Pedagogia da Educação de Infância; Educação para a Sustentabilidade na Infância; Qualidade na Educação de Infância; Escuta de crianças; Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, utilizando as teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.
Elsa Lamy
Investigadora auxiliar (ao abrigo do programa de contratação de doutorados da FCT) no MED-Universidade de Évora, desde 2014.
Doutorada, pela Universidade de Évora (2009) e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2014). Investigadora auxiliar (ao abrigo do programa de contratação de doutorados da FCT) no MED-Universidade de Évora, desde 2014. As suas áreas de interesse são as determinantes biológicas do comportamento alimentar e biomarcadores salivares ligados à ingestão e bem-estar. É editora associada de 4 revistas (2 em Nutrição e 2 em Ciência Animal), sendo autora de 2 livros, vários capítulos de livros e artigos científicos em periódicos internacionais indexados e com fator de impacto.
Gabriela Almeida
Professora Auxiliar na Universidade de Évora no Departamento de Desporto e Saúde e é Psicomotricista.
Leciona na licenciatura em Reabilitação Psicomotora, no Mestrado em Psicomotricidade e em Educação Especial e no Doutoramento em Motricidade Humana. É ainda formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação Contínua de Professores. Possui experiência como psicomotricista em avaliação e intervenção do desenvolvimento psicomotor, bem como experiência enquanto formadora de educadores, professores e profissionais que trabalham com crianças.
As suas atividades de docência e pesquisa centram-se na avaliação e intervenção do desenvolvimento psicomotor, social e emocional das crianças, e em particular o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e a sua associação com a competência percebida.
Graça Duarte Santos
Professora Auxiliar no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora.
Doutorada em Psicologia, Mestre em Educação Especial, Psicóloga e Educadora de Infância, desde cedo a sua formação pessoal, prática pedagógica inicial em Jardins de Infância e prática clínica com crianças e adolescentes a fizeram construir um percurso profissional e de investigação onde o Corpo e as Expressões nomeadamente pelo Movimento ganharam um relevo fundamental como via de intervenção com crianças e adolescentes, quer numa perspetiva de Educação pela Arte quer de Terapia pelas Artes Expressivas. Ao longo dos anos tem sido formadora de Psicólogos, Psicomotricistas, Professores e Terapeutas pelas Artes Expressivas.
José Marmeleira
Professor Auxiliar no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, onde é responsável por diversas Unidades Curriculares, entre elas “Desenvolvimento Motor” e “Controlo Motor e Aprendizagem” e “Atividade Física Adaptada”.
Licenciado em Ciências do Desporto, Licenciado em Psicologia, Mestre em Exercício e Saúde e Doutor em Motricidade Humana. Professor Auxiliar no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, onde é responsável por diversas Unidades Curriculares, entre elas “Desenvolvimento Motor” e “Controlo Motor e Aprendizagem” e “Atividade Física Adaptada”. Desenvolve investigação sobre várias temáticas relacionadas com a relevância do corpo, movimento e atividade física ao nível do desenvolvimento saudável e integral do ser humano. Casado e pai de 3 filhos, vê o espaço exterior como central no desenvolvimento infantil.
Para saber mais sobre o OUT to IN contacte:
Guida Veiga – gveiga@uevora.pt
Departamento de Desporto e Saúde
Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano
Universidade de Évora